o Mobil foi 10,50
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Óleo 5W30 Energy
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Re: Óleo 5W30 Energy
Lí o tópico e fiquei com algumas dúvidas.
Tenho um 1300L 78/79 bem original e esse carro só roda a cada 2 semanas em dia de sol...
Roda em média uns 200 Km/ano.
Parece que o motor está legal, não sei qual a quilometragem dele.
Qual óleo seria mais indicado para ele?
Mobil SM 15W40
Mobil SM 20W50
Shell SL 15W50
Havoline SL 5W30
Outra dúvida: esse Havoline Energy 5W30 é o mesmo Motorcraft (Ford) 5W30? Os dois são produzidos pela mesma empresa...
Tenho um Fiesta Sedan 1.6 flex e paguei R$ 14,00 o litro do Motorcraft.
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Re: Óleo 5W30 Energy
Postado originalmente por VW FuscaLí o tópico e fiquei com algumas dúvidas.
Tenho um 1300L 78/79 bem original e esse carro só roda a cada 2 semanas em dia de sol...
Roda em média uns 200 Km/ano.
Parece que o motor está legal, não sei qual a quilometragem dele.
Qual óleo seria mais indicado para ele?
Mobil SM 15W40
Mobil SM 20W50
Shell SL 15W50
Havoline SL 5W30
Outra dúvida: esse Havoline Energy 5W30 é o mesmo Motorcraft (Ford) 5W30? Os dois são produzidos pela mesma empresa...
Tenho um Fiesta Sedan 1.6 flex e paguei R$ 14,00 o litro do Motorcraft.
Em tbm desconfiaria de serem o mesmo óleo, mas pelo que sei o Energy 5W30 custa bem mais de 14,00 o litro. Pesquisa na internet q vc acha os descritivos técnicos dos dois, ou aki no forum mesmo deve ter.... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...
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Re: Óleo 5W30 Energy
Postado originalmente por DanielRSSe o motor está bem justinho, sem fumar nem nada, use o Shell SL 15W50, eu uso o Castrol GTX 20W50 SL no 1600 com um comando 276º.
Em tbm desconfiaria de serem o mesmo óleo, mas pelo que sei o Energy 5W30 custa bem mais de 14,00 o litro. Pesquisa na internet q vc acha os descritivos técnicos dos dois, ou aki no forum mesmo deve ter.
vai entender, né...
Grato.
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Re: Óleo 5W30 Energy
Fazia um tempo que eu não aparecia por aqui.
Bueno, sobre o Havoline Energy 5w30, utilizo ele em uma Variant 1972 desde 2009. Instalei um sensor de temperatura LM35, que é linear e como saída 10mV/ºC, leitura via multímetro digital.
A Variant/TL possuem o famoso "motor plano", com sistema de refrigeração diferenciado do Fusca, com a turbina (2 peças) montadas diretamente no eixo virabrequim, correia apenas para o alternador.
A temperatura medida, já estável em trânsito urbano é da ordem de 80ºC. Na estrada, com o pé trancado por 10 minutos @150 Km/h estabilizou em 93ºC. O motor é original, venturis 23,5mm sem o restrito filtro de ar, com ignição eletrônica do Gol MI e distribuidor original (platinado com inversor de fase) e reajustes de giclês.
Sempre limpo a peneira nas trocas de óleo, e não percebo nada de resíduos metálicos oriundos do desgaste das camisas, tuchos, comando de válvulas... ponto positivo pro Energy 5W30.
Ainda não utilizo aditivo algum, de propósito, justamente para verificar se há alguma debilidade no lubrificante... Não apareceu ainda.
Desde 2008, quando comprei a Variant, não precisei regular válvulas... não faz barulho, nem a frio, nem a quente... sorte? ou o desgaste das sedes de válvulas é igual ao desgaste do comando+tuchos+varetas+balancins+parafuso de ajuste+haste da válvula. O motor é redondo!
Ah, andei no Velopark com ela no ano passado, no 1º Open Night do ano passado, vão os links dos vídeos:
http://youtu.be/U1Wger4fCJ8
http://youtu.be/vtS30-atwK4
Pneus radiais 165R15 e Pódium no tanque! Só.
12,1 s nos 201 metros @90 km/h. Precisei fazer burnout pra esta marca! aheufhuaeufhuahf
Abraço a todos.
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Re: Óleo 5W30 Energy
Postado originalmente por EvandrO gOLTzFazia um tempo que eu não aparecia por aqui.
Bueno, sobre o Havoline Energy 5w30, utilizo ele em uma Variant 1972 desde 2009. Instalei um sensor de temperatura LM35, que é linear e como saída 10mV/ºC, leitura via multímetro digital.
A Variant/TL possuem o famoso "motor plano", com sistema de refrigeração diferenciado do Fusca, com a turbina (2 peças) montadas diretamente no eixo virabrequim, correia apenas para o alternador.
A temperatura medida, já estável em trânsito urbano é da ordem de 80ºC. Na estrada, com o pé trancado por 10 minutos @150 Km/h estabilizou em 93ºC. O motor é original, venturis 23,5mm sem o restrito filtro de ar, com ignição eletrônica do Gol MI e distribuidor original (platinado com inversor de fase) e reajustes de giclês.
Sempre limpo a peneira nas trocas de óleo, e não percebo nada de resíduos metálicos oriundos do desgaste das camisas, tuchos, comando de válvulas... ponto positivo pro Energy 5W30.
Ainda não utilizo aditivo algum, de propósito, justamente para verificar se há alguma debilidade no lubrificante... Não apareceu ainda.
Desde 2008, quando comprei a Variant, não precisei regular válvulas... não faz barulho, nem a frio, nem a quente... sorte? ou o desgaste das sedes de válvulas é igual ao desgaste do comando+tuchos+varetas+balancins+parafuso de ajuste+haste da válvula. O motor é redondo!
Ah, andei no Velopark com ela no ano passado, no 1º Open Night do ano passado, vão os links dos vídeos:
http://youtu.be/U1Wger4fCJ8
http://youtu.be/vtS30-atwK4
Pneus radiais 165R15 e Pódium no tanque! Só.
12,1 s nos 201 metros @90 km/h. Precisei fazer burnout pra esta marca! aheufhuaeufhuahf
Abraço a todos.
Ontem fiz uma viagem de 330 km em 4 horas, com duas paradas de 10 minutos cada, resultando em velocidade média igual a 90 km/h. A temperatura ambiente estava por volta dos 30°C e, com velocidade de 120 km/h a temperatura do lubrificante chegou a 99°C. O motor comportou-se bem, sem problema algum. O consumo de combustível foi excelente para um carro com 40 anos, aproximadamente 13 km/litro de gasolina. Já fiz 14,3 km/litro com os pneus radiais 165R15, hoje uso 205/60R15 na traseira de 185/60R15 na dianteira, melhorou bastante comportamento dinâmico do veículo, porém o consumo...
Abraço,
Evandro Goltz.
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